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Rede Urbana

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    Mapa exibindo as conexões entre as Metrópoles representando o agregado das ligações entre as atividades que geram fluxo ( ligação de gestão pública, de gestão empresarial, passagens aéreas vendidas na ligação e ligações rodoviárias e hidroviárias por transporte público).. As ligações de primeira ordem representam o dobro das de segunda ordem e o triplo das de terceira, de acordo com o indicador de intensidade para cada um dos temas (respectivamente, o nível de ligação de gestão pública, o nível de ligação de gestão empresarial, as passagens aéreas vendidas na ligação e a frequência das ligações rodoviárias e hidroviárias por transporte público). Indicadores de intensidade: dentre as ligações entre metrópoles, para cada variável, o destino com maior valor foi classificado como de primeira ordem; as ligações com até metade do valor de primeira ordem foram classificadas como de segunda ordem; as ligações até um terço inferiores ao valor da principal foram classificadas como de terceira ordem; as demais foram desconsideradas. Periodicidade Decenal IBGE, Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Regiões de Influência das Cidades, 2018.; Agência Nacional de Aviação Civil, Anuário do Transporte Aéreo, 2018. ; IBGE, Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Ligações Rodoviárias e Hidroviárias, 2016.

  • Conjunto de tres mapas mostrando a evolução da rede urbana brasileira em tres momentos do tempo: 1966-1978 e 1993. Em encarte, tabela com dados de cada região de influencia

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    "Mapa exibindo as centralidades e deslocamentos para acesso a serviços de saúde de baixa e média complexidades. Simbologia: pontos proporcionais ao Índice de Atração Temática para serviços de saúde de baixa e média complexidades apresentado por cada cidade e linhas indicando as ordens de frequência de cada ligação nesta temática. Índice de Atração Temática é o valor calculado a partir da população residente nos municípios entrevistados e o percentual indicado para cada cidade de destino, representando valores comparativos da atração exercida entre as cidades brasileiras para cada tema. Ordens de frequência: as ligações de primeira ordem contemplam o principal destino e todos indicados com percentuais até 5% inferiores ao mais frequente; segunda ordem estão entre 5 e 10% e terceira ordem entre 10 e 15%. Todas as cidades que responderam ao questionário possuem pelo menos uma ligação de primeira ordem, correspondente ao destino principal; as demais ordens apenas são representadas na medida em que outros destinos alcancem os intervalos percentuais estabelecidos. Periodicidade Decenal IBGE, Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Regiões de Influência das Cidades, 2018."

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    Geoserviço exibindo as ligações entre cidades para acesso a serviços de saúde de baixa e média complexidades. Ordens de frequência das ligações entre cidades para acesso a serviços de saúde de baixa e média complexidades - 2018. Ordens de frequência: as ligações de primeira ordem contemplam o principal destino e todos indicados com percentuais até 5% inferiores ao mais frequente; segunda ordem estão entre 5 e 10% e terceira ordem entre 10 e 15%. Todas as cidades que responderam ao questionário possuem pelo menos uma ligação de primeira ordem, correspondente ao destino principal; as demais ordens apenas são representadas na medida em que outros destinos alcancem os intervalos percentuais estabelecidos. Periodicidade Decenal IBGE, Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Regiões de Influência das Cidades, 2018.

  • Geoserviço exibindo os resíduos de um modelo gravitacional do transporte aéreo de passageiros - Brasil - 2019. Apresenta as diferenças entre o quantitativo previsto de interação entre Cidades com aeroportos e o quantitativo real apurado por registros administrativos de dados do setor aéreo. Foram selecionados os principais fluxos aéreos de cargas entre as Cidades com aeroportos . A seleção foi feita por meio da aplicação do algoritmo de Jenks ao conjunto dos dados e eliminação da classe inferior de movimentação aérea de cargas para melhor adequação ao modelo, uma vez que as ligações de pequeno valor estão mais sujeitas a flutuações fortuitas na dinâmica da interação espacial e são, por essa razão, mais imprevisíveis. Nesse sentido, foram retiradas as ligações com menos de 903 025 Kg de carga aérea movimentada para o ano de 2019. Simbologia: representação por espessura e cores das linhas com base no desvio-padrão acima ou abaixo da média dos resultados da diferença entre os valores previstos do modelo pelos valores reais observados. Dessa forma, enfatiza-se as ligações em que barreiras ou incentivados da interação estão atuando, bem como a adequação do modal aéreo às distâncias entre as Cidades em questão. Tipos de voo: foram considerados para os totais de movimentação de carga todos os voos regulares, bem como os demais tipos que transportaram alguma carga paga no ano de referência. Periodicidade Decenal. Fonte: IBGE, Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Ligações Aéreas 2019.

  • Geoserviço da Tarifa Média Ponderada por ligação (TMPl) da principal ligação aérea das Cidades com aeroportos com atendimento regular do transporte aéreo de passageiros. Brasil - 2020. A tarifa média ponderada por ligação (TMPl) é calculada a partir das tarifas aéreas das ligações (OD) entre as Cidades e a quantidade de assentos comercializados com aquela tarifa específica, dividido pelo total de assentos comecializados para a respectiva ligação OD. Simbologia: linhas são simbolizadas por cores de acordo com o valor do desvio-padrão acima ou abaixo da média de TMPl de cada ligação aérea em relação ao conjunto dos dados. Classes espelhando o ano de 2019 para melhor visualização da evolução. Dados do ano de 2020. Atendimento regular: ocorrência de voo regular, assim definido pela ANAC, de pelo uma vez a cada mês do ano de referência. / Voos regulares: são definidos pela ANAC como "etapas remuneradas que são realizadas sob uma numeração de horário de transporte no documento HOTRAN. Recebem esse nome (do Inglês scheduled revenue flights), pois possuem a característica de serem realizadas regularmente." Periodicidade Decenal. Fonte: IBGE. Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Ligações Aéreas 2019.

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    Ordem de ligação entre metrópoles no tema Ligações Aeroviárias. Apenas ligações entre metrópoles - 2018 As ligações de primeira ordem representam o dobro das de segunda ordem e o triplo das de terceira, de acordo com o indicador de intensidade. Ligações aeroviárias: para cada metrópole, as passagens vendidas com destino a outras metrópoles foram selecionadas e o destino com maior número de passagens representou uma ligação de primeira ordem; os destinos seguintes que obtiveram pelo menos metade da quantidade de passagens do destino de primeira ordem receberam segunda ordem; e os destinos com até um terço do número de passagens do destino de primeira ordem receberam terceira ordem; os demais destinos foram desconsiderados. Periodicidade Decenal Agência Nacional de Aviação Civil, Anuário do Transporte Aéreo, 2018.

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    Geoserviço exibindo as classes de centralidade de Gestão Empresarial - 2016 Geoserviço exibindo as classes de centralidade de Gestão Empresarial - 2016 CI - Coeficiente de intensidade da Gestão Empresarial é o somatório de todas as empresas multilocalizada (com sede e filiais em cidades diferentes) no respectivo Centro de Gestão Empresarial. Centro de Gestão Empresarial: são todas as cidades que possuíam, no ano de referência de 2016 do Cadastro Central de Empresas (CEMPRE), pelo menos três empresas multilocalizadas com relações de sede-filiais em, pelo menos, três cidades diferentes. IBGE, Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Regiões de Influência das Cidades, 2018.

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    Geoserviço exibindo as centralidades como origem de jornais impressos. Índice de atração temática para jornais impressos - 2018. Índice de Atração Temática é o valor calculado a partir da população residente nos municípios entrevistados e o percentual indicado para cada cidade de origem de jornais circulantes, representando valores comparativos da atração exercida entre as cidades brasileiras neste tema. Periodicidade Decenal IBGE, Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Regiões de Influência das Cidades, 2018.

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    "Mapa exibindo as centralidades e deslocamentos para acesso a atividades esportivas. Simbologia: pontos proporcionais ao Índice de Atração Temática para atividades esportivas apresentado por cada cidade e linhas indicando as ordens de frequência de cada ligação nesta temática. Índice de Atração Temática é o valor calculado a partir da população residente nos municípios entrevistados e o percentual indicado para cada cidade de destino, representando valores comparativos da atração exercida entre as cidades brasileiras para cada tema. Ordens de frequência: as ligações de primeira ordem contemplam o principal destino e todos indicados com percentuais até 5% inferiores ao mais frequente; segunda ordem estão entre 5 e 10% e terceira ordem entre 10 e 15%. Todas as cidades que responderam ao questionário possuem pelo menos uma ligação de primeira ordem, correspondente ao destino principal; as demais ordens apenas são representadas na medida em que outros destinos alcancem os intervalos percentuais estabelecidos. Periodicidade Decenal IBGE, Diretoria de Geociências, Coordenação de Geografia, Regiões de Influência das Cidades, 2018."